|
Tópico importante aos proprietários do Meriva modelo 05/06
|
|
18/08/2009, 14:58
|
|||
|
|||
|
Re: Tópico importante aos proprietários do Meriva modelo 05/06
Comigo já aconteceu isso duas vezes. Na primeira, troquei a bobina. Na segunda, o eletricista já tinha se deparado com este problema em uma meriva, foi lá desconectou e conectou a bobina, e eis que o carro funcionou.
Uma dica que dou para apagar a luz no painel é desconectar o cabo da bateria e deixar fora uns dez minutos. |
|||
|
19/08/2009, 22:39
|
|||
|
|||
|
Comprei uma Meriva MAXX 2006 há um mês numa concessionária da GM. No segundo dia acendeu a luz a injeção e logo depois o carro parou e não ligava mais. Tive que rebocar para a concessionária (era um Sábado). Na Segunda-feira o carro ligou normalmente mas por "precaução" trocaram um tal de "sensor de ignição". Dois dias depois o carro parou novamente e não ligava mais. Chamei meu mecânico para verificar. Ele passou o scanner e indicou problema de bobina, mas também encontrou o cabo da bateria solto. Ele apertou o cabo, resetou o contador de erros e o carro ficou bom. Depois de 3 dias acendeu a luz da ignição novamente, mas o carro não parou. Levei novamente na concessionária e eles ficaram rodando com o carro até parar. Quando parou, eles passaram o scanner, que acusou falha na bobina. Falei dos problemas com o conector da bobina mas eles disseram que desconheciam este problema e que era realmente era a bobina (tudo bem, estava na garantia mesmo e não paguei nada). Depois disso o carro não parou mais.
Mas eu estou achando o carro meio estranho, não sei se é caracterÃstica de carro flex (é o meu primeiro flex). Quando o carro está frio, parece que o motor fica meio fora de ponto, roncando. Não é aquele sintoma de "engasgado" dos carros a alcool mais antigo. Ele até anda razoavelmente bem, mas parece que meio forçado. Uma coisa que está me incomodando é que quando ligo a ignição (sem dar a partida), a luz indicadora de anomalia nos sistemas (aquela do carrinho com a chave de boca) fica acesa direto (só apaga depois de dar partida). De acordo com o manual ela deveria acender e apagar logo em seguida. Peguei um taxi hoje e aproveitando que era uma Meriva pedi para verificar as luzes. A luz de anomalia nos sistemas acendeu e apagou logo em seguida. Será que isto é normal ou pode haver algum problema com a injeção ou outros sistemas elétricos? O certo era fazer uma revisão completa, mas não quero levar na concessionária porque é muito caro e ainda não posso levar no meu mecânico para não perder os três meses de garantia (apesar de ser só de motor e câmbio). Outra dúvida que tenho é com relação ao tipo de óleo correto. No manual indica SAE 5W30, 15W40, 20W40 ou 20W50. Qual seria o óleo mais apropriado? Meu carro está com 48.000 Km. |
|||
|
20/08/2009, 22:35
|
|||
|
|||
|
Sergio, sobre o óleo use o recomendado pelo manual.
Fundador e Administrador Meriva Clube do Brasil www.merivaclube.com.br Curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Twitter para ajudar nossa comunidade a crescer! Hospedagem de sites é com a Essencial Host! |
|||
|
21/08/2009, 20:41
|
|||
|
|||
|
Sérgio, se por um acaso seu carro desligar novamente, faca voce mesmo o teste, retire o conector da bobina e religue, e em seguida ligue seu carro, com certeza ele irá ligar novamente. Eu tambem troquei a bobina duas vezes, bobina original de fabrica que foi colocada no lugar. Passava muito tempo acontecia o problema, e o carro desligava, e acusava falha na bobina primaria e secundaria, as vezes soh na primaria. O que acontece é o seguinte, eu não culpo os mecanicos, ateh pq eles sabem o que fazem, e tambem os scanners são tiro e queda. Mas eu fiquei sabendo do problema pelos forums, e se não fosse a experiencia de outros proprietarios estaria sofrendo com o carro. Sofrendo não, pq tbm estava na garantia, e tudo foi feito dentro dela. Mas se por um acaso acontecer novamente, faca esse procedimento que lhe falei, va direto a oficina que esta segurando sua garantia, e exija que troque o conector, somente o conector da bobina, peca de preferencia um da 2009, pq elas ja sanaram esse problema nos modelos de meriva de 2007 em diante. O meu eles trocaram, por um usado, mas estava novinho nos conmtatos, eles brilhavam, e já fazem 3 meses q estou sem problemas. Fique de olho, porque um simples problema, e as vezes quebramos a cabeca pra descobrir!
Meriva Joy Flexpower 1.8 2006 |
|||
|
22/08/2009, 14:37
|
|||
|
|||
|
Bahuan, to vendo seu topico aqui e tenho a minha desde fevereiro, o modelo dela é 06/07, ela tava sem força no gas (GNV), como havia comprado na simcauto e tinha garantia reclamei, e na oficina conversora deles fez o serviço e fico com o mesmo problema. Não sei se tem a ver, mas como seu carro tem gas tambem, não sei pois ainda sou leigo na mecanica dela (Meriva), mas talvez o Gas pode ta dando interferencia, no meu caso fui na GAZCAR na Av. Brasil e estava tambem dando varios erros e diagnosticaram que o emulador de potencia tava interferindo na comp d bordo e dando varios erros troquei os equipamentos e ñ mais tive problemas, Meu carro ta voando tanto no gaz qnto no alcool.
Não sei talvez seria legal ver a ligação do Gas para ver se ñ esta inteferindo no sistema do carro. Grande abraço Em tempo ela deu o mesmo problema de não ligar e qndo ligava do nada morria normal// andando, deve ser esse problema. Vale a pena dar uma passadinha la na GAZCAR, mas vai cedo pq la é lotadão |
|||
|
23/08/2009, 12:23
|
|||
|
|||
|
Bahuan,
Meu Meriva tem GNV. Não corta a injeção, também eu apliquei o limpa contatos tanto na bobina quanto na tomada. Andei toda a semana no álcool. Passei para o gás e tudo normal. Quando liguei o carro (no álcool, pois o conversor estava no automático) o problema continuou. |
|||
|
23/08/2009, 22:55
|
|||
|
|||
|
Olá Bahuan,
Espero não ter mais problemas com parte elétrica, mas se parar novamente vou desconectar e reconectar a bobina antes de qualquer outra coisa. Apneas uma pegunta: a parte "fêmea" do conector faz parte da bobina, portanto é nova. A outra parte é integrada ao chicote. Como faz para trocar esta parte do conector? Eles cortam o conector "macho" e soldam um novo? Com relação aos problemas com minha Meriva, fiquei desconfiado de vela pois a sensação de motor engasgado/desbalanceado parecia muito com os sintomas de vela encharcada dos caros mais antigos, ou CB400 (moto) andando com um pistão falhando. Dei uma verificada na velas e encontrei uma com a "cabeça" solta e "colada" no interior do plug do cabo da vela. Levei no mecânico, ele passou o scanner e acusou extamente problema de bobina no circuito daquela vela e na vela do lado (1 e 3). Troquei as velas e cabos e o mecânico resetou os erros. Agora o motor está respondendo bem. Na próxima semana vou voltar para confirmar se não está mais dando nenhum erro. O engraçado é que na marcha lente o motor estava redondinho. Agora a luz de "anomalia nos sistemas" acende e apaga antes de dar partida no motor. Ou seja, aquela luz realmente indica a necessidade de alguma manutenção, mesmo que ela apague após a partida. Faz só um mês que estou com o carro e ainda estou me acostumando com seus "problemas e barulhos". Tem hora de roda muito bem, mas tem hora que parece que o motor ainda está meio desbalanceado (achei que a troca das velas e cabos iria resolver o problema). As vezes quando troco de marcha, sinto que a embreagem vibra um pouco. Nunca percebi isso em nenhum outro carro. Será que algum membro do forum já teve algum problema parecido? |
|||
|
24/08/2009, 18:22
|
|||
|
|||
|
Cello, no meu caso, quando o motor apagava, o problema era o conector da bobina, e quando acontece esse erro, e vc utilizar o scanner para fazer a leitura do erro, notará que o erro será proveniente da bobina, no scanner diz: "falha prim. e sec. bobina", a primeira coisa que vem a nossa cabeca e trocar a bobina, mas eu só fui descobrir após trocar a bobina duas vezes, por que não era possivel queimar 2 bobinas em menos de 30 dias, ainda bem que estava na garantia, e pesquisando no fórum, eu acabei ligando uma coisa a outra, e chegar a conclusão que o que ocorria era o corte da corrente que vai pra bobina, logo o defeito estaria no chicote, e minha primeira acão foi trocar o conector pois ela deu o problema novamente, eu simplesmente abri o capo, reitirei o conector e conectei ele novamente, e liguei o carro, e ele voltou a funcionar novamente. Assim eu matei logo de onde vinha o problema, que era o conector, e como voce pode ver a maioria que apresenta esse defeito é o modelo 05/06, no seu caso, como é um modelo mais novo, e como voce teve de trocar tambem alguns equipamentos do gnv, provavelmente seria mal contato dos componentes, e a equipe de manutencão do gnv ja resolveu seu problema. O meu problema no gnv era só o emulador de bico que estava errado, foi trocado, mas memso assim ela ficava lenta, ae levei no paulinho nova gas na dutra, e la eles trocaram um anel que fica pproximo ao corpo da borboleta, e assim resolvido. Mas vc disse que a sua voa no gnv, nao acho que a minha voe, me diga, do gnv pro alcool, a diferenca eh mosntruosa para vc? Pois pra mim eh absurda.
|||
|
24/08/2009, 18:27
|
|||
|
|||
|
Valmir, seu carro continua oscilando? E quando ocorre o problema em que o motor apaga, ocorre com ele mesmo em movimento, ou somente quando voce liga o carro? Se o seu meriva for uma modelo 05/06, te aconselho a ir a uma oficina, pedir para trocar somente o conector femea da bobina, qualquer loja de auto pecas que trabalhe com eletrica vc acha o conector, e troque-o, não vai lhe custar nem 30 reais tudo, e peca tambem pra scanear o carro para saber pq ele esta oscilando. Como vc tem gnv, por um acaso vc misturou gasolina e alcool no tanque, ou voce esta utilizando somente alcool?
|||
|
24/08/2009, 18:35
|
|||
|
|||
|
Sergio, no caso o conector "macho" é aquele localizado na bobina, o "femea" é aquele localizado no chicote. E sim, é só vc comprar um conector e pedir para cortarem o antigo e colocar o novo com solda e fita isolante, tudo bem feito, e não tera mais problema quanto ao carro desligar.
No caso da luz de anomalia, é normal ela ligar e desligar quando voce da a partida, a luz de de servico que é o carro com a chave, ela sim liga e desliga rapidamente. Quantos aos barulhos, e tudo mais, eu tambem estou tentando compreender mais o carro, dizem q aquele barulho irritante na coluna da suspensão dianteira lado direito é um pivo, eh soh trocar que acaba o barulho, mas que tbm eh uma porcaria pois com pouco tempo ele estoura de novo. Meriva Joy Flexpower 1.8 2006 |
|||
|
« Anteriores | Seguintes »
|
Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Pesquisar
Lista de Membros
Calendário
Ajuda