|
Easytronic e Freio de Mão
|
|
01/11/2011, 20:24
|
|||
|
|||
|
Easytronic e Freio de Mão
Gosto de ler as experiências dos outros proprietários pois frequentemente nos alertam para comportamentos e hábitos que podem poupar uma boa grana com manutenção. Recentemente cometi um erro com minha adorada Meriva Easytronic e quero compartilhar com o Clube. Foi uma coisa idiota, deve estar até no manual do carro, mas enfim...
Fui comprar um lanche no McDonalds Drive Thru e tinha uma bela fila. Ouvindo música e pensando no que ia comer, fiz toda a volta até a saÃda com o câmbio no 'A' e, depois de cada parada com o freio normal ("de pé"), acionava o freio de mão mas não passava para o 'N'. Resultado: superaquecimento do sistema de embreagem. O carro não arrancava. Patinava a embreagem, depois dava um tranco muito forte e parecia que desengatava a marcha. Imagina o desespero... Insisti um pouco e consegui arrancar, ainda em dúvida se era só aquecimento ou se eu tinha ferrado a embreagem de vez. Andando, pelo jeito a circulação de ar resfriou o sistema e em poucos minutos voltou ao normal. Ainda desesperado e me mal-dizendo, fui até a concessionária (o carro tava com 3.000 Km +/-) e pedi pra verificarem. O mecanico confirmou que foi um superaquecimento mas que não deixou "sequelas". Contou vários casos de carros que aparecem lá com baixa km e embreagem gasta por causa desse tipo de erro. Lembrou que quando se está manobrando o carro, muitas vezes nem se precisa acelerar, basta soltar o freio e o carro vai começando a andar devagarzinho. Quando se pisa no freio, o sistema Easytronic bloqueia essa pequena acelerada, mas isso não acontece se usamos o freio de mão, pois não há sensor lá! Então o que aconteceu comigo foi que a embreagem ficou forçando, tentando arrancar devagar enquanto o freio de mão segurava... Fica a dica. Abraços a todos. |
|||
|
01/11/2011, 22:56
|
|||
|
|||
|
Re:Easytronic e Freio de Mão
jrman, muito bom esse seu tópico alerta, com certeza muitos devem cometer esse erro. Aliás, bem que poderia ter esse sensor no freio de mão.
Fundador e Administrador Meriva Clube do Brasil www.merivaclube.com.br Curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Twitter para ajudar nossa comunidade a crescer! Hospedagem de sites é com a Essencial Host! |
|||
|
« Anteriores | Seguintes »
|
Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Pesquisar
Lista de Membros
Calendário
Ajuda