Meriva Clube do Brasil
Suspensão Dianeira Barulhenta - Versão para Impressão

+- Meriva Clube do Brasil (https://www.merivaclube.com.br)
+-- Fórum: OFICINA (/forum-5.html)
+--- Fórum: Mecânica e Elétrica (/forum-10.html)
+--- Tópico: Suspensão Dianeira Barulhenta (/thread-226.html)

Páginas: 1 2 3


Suspensão Dianeira Barulhenta - K213 - 20/06/2010 22:03

Minha Meriva Maxx 2010 está completando 1 ano com 20.000km. Acabei de fazer a 2ª revisão com a esperança de que resolvessem o barulho da suspensão dianteira que ela faz desde nova. É barulho da suspensão dianteira trabalhando o tempo todo. As ondulações do asfalto... o tempo todo a gente escuta dentro do carro. Consultei mecânicos das concessionárias e todos dizem a mesma coisa: as merivas são assim mesmo. As explicações que já ouvi: os amortecedores dianteiros são muito duros; os amortecedores são presos em um ponto muito perto da cabine, por isso a ressonância tão forte. Uma coisa é certa um carro dessa categoria não poderia ter uma suspensão dianteira tão barulhenta. O resto do carro: ok, até o consumo de combustível dá para tolerar, mas o barulho da suspensão dianteira...
Como é a Meriva de vocês? Também tem a suspensão dianteira barulhenta como a minha?


Re: Suspensão Dianeira Barulhenta - Fabio - 21/06/2010 09:58

Colega, é uma particularidade das Merivas mesmo. Como a carroceria é monovolume o compartimento do motor, inclusive todo o sistema de suspensão é praticamente dentro do habitáculo, portanto é mais fácil aos ruidos chegarem a nosso ouvidos.
No caso sa suspensão dianteira, na minha também é assim, vc consegue ouvir o ruido dela trabalhando e o contato com os pneus no solo. Isso é uma questão de "asperesa" do sistema.
Como a Meriva fica com a minha esposa e eu só pego para dirigir em alguns finais de semana, assim que eu saio com ela acho o ruido bem chato, mas depois de alguns minutos dirigindo eu me acostumo e não ligo mais.
Uma coisa que munda sensívelmente o ruido é a pressão dos pneus (185/65 R15 Pirelli P6000 originais), se a pressão estiver na faixa de 28 ou 29 libras o ruido aumenta, com a calibragem correta o ruido diminui. Efeito do chamado "tunning" da suspensão.


Re: Suspensão Dianeira Barulhenta - mealnero - 21/06/2010 10:10

É o famoso "é assim mesmo".
O carro sente e transmite o barulho do asfalto para dentro da cabine.


Re: Suspensão Dianeira Barulhenta - Admin - 21/06/2010 23:27

O que o Fabio falou é verdade. Se a calibragem não tiver certinha o barulho aumenta bastante. Calibro 1 vez por semana e no dia da calibração ela até parece silenciosa. Hoje estava fazendo um barulho terrível, certamente tem pneu pedindo uma pressãozinha.

Na revisão dos 10 mil km eu praticamente obriguei o mecânico da concessionária a dar um reaperto na suspensão, e somente uns 3 parafusos deram um micro aperto, deve ter ajudado.


Re: Suspensão Dianeira Barulhenta - mealnero - 22/06/2010 09:46

Boa dica sobre o reaperto da suspensão.


Re: Suspensão Dianeira Barulhenta - K213 - 22/06/2010 22:23

Obrigado aos parceiros!!!!
Se não resolve, pelo menos me consola. Assim que terminar a garantia, vou levar para um mecânico conhecido meu e pedir para verificar se é possível algum reaperto e fazer uma verificação geral, para ver se ameniza. Vou também dar mais atenção à calibragem dos pneus.
A propósito de calibragem, que calibragem vcs usam? Os mecânicos recomendam uma calibragem um pouco abaixo da recomendada na tampa do tanque.


Re: Suspensão Dianeira Barulhenta - Admin - 23/06/2010 20:11

Conselho: fuja dos mecânicos que dizem para usar a calibragem abaixo do recomendado. Outra dica: reaperto da suspensão faz parte da revisão de 10 mil km.


Re: Suspensão Dianeira Barulhenta - Bahuan - 10/07/2010 17:00

Simplesmente incrível! A meriva é um grande carro, já fazem 8 anos que ela está no mercado, as alterações feitas no geral foram simplesmentes rídiculas, dá para contar com uma mão só! E até mesmo esses problemas que se tornam crônicos eles não reparam! Minha meriva é do ano-modelo 2006, desde o problema que tive no conector da bobina e que muitos aqui tiveram também, eu fico desanimado com a GM. Eu também sinto os mesmos barulhos e ruídos, não têm nem um mês que eu troquei a dianteira toda e já estou com problemas novamente. Esse problema provém da Bieleta, esse maldito bracinho cria pequenas folgas e daí começam os barulhos! Como está na garantia, irão trocar na segunda feira, até lá vou ouvir batidas secas.


Re: Suspensão Dianeira Barulhenta - Fabio - 16/07/2010 09:44

Como eu disse anteriormente a minha se a calibragem fica abaixo da especificada o ruido aumenta. Eu procuro seguir o recomendado no manual e calibrar a cada 15 dias.
Quanto as problemas da Meriva...quanto a minha eu não tenho o que reclamar, não me incomodam tanto, pois sei que muitos deles já nasceram com o projeto do carro. Por outro lado temos que lembrar que a base da Meriva é o Corsa, um carro da classe B, portanto "filho de peixe, peixinho é" não adianta comparar com outros carros da classe C, isso já fica claro pela faixa de preço.
Agora a quanto aos problemas não serem resolvidos pela GM ...É claro que vão! Muito provavelmente em 2013 quando ela sairá de linha!


Re: Suspensão Dianeira Barulhenta - fyano - 12/10/2010 11:12

Senhores, a minha meriva stava com um barulho terrível!! Toda vez que eu passava por um quebra molas vinha aquele barulho nheco, nheco. Eu resolvi o meu problema trocando as buchas da barra estabilizadora. Ficou muito bom!