Meriva Clube do Brasil
meriva joy 2005 não pega após troca da bateria - Versão para Impressão

+- Meriva Clube do Brasil (https://www.merivaclube.com.br)
+-- Fórum: OFICINA (/forum-5.html)
+--- Fórum: Mecânica e Elétrica (/forum-10.html)
+--- Tópico: meriva joy 2005 não pega após troca da bateria (/thread-470.html)

meriva joy 2005 não pega após troca da bateria - carlos renato - 08/04/2013 15:45

amigos, por favor me ajudem! hoje tirei a bateria da meriva para socorrer um amigo, feito isso, instalei de novo a bateria em meu carro com todo cuidado- fiz sem medo pois já havia tirado a bateria duas outras vezes e nada aconteceu-pedi para meu filho ligar o carro e ela pegou normalmente, só achei estranho que a ventoinha ligou. cerca de 3 horas mais tarde fui ligar o carro e ele pegou, mas ficou "engasgando" quando acelerei e saiu uma fumaça do escapamento, morreu e agora não pega mais, nem dá sinal. desliguei a bateria e esperei 5 minutos, liguei de novo mas não pega de jeito nenhum. não sei se realmente o problema foi ocasionado pela retirada da bateria ou foi só coincidência. o fato é que estou sem dinheiro para o mecânico (estou desempregado), estou abrindo uma empresa agora e estou numa pindaíba de dar dó! sou eletricista de máquinas pesadas, mas conheço só o básico dos carros. se puderem me ajudar ficarei muito grato.

RE: meriva joy 2005 não pega após troca da bateria - carlos renato - 08/04/2013 20:50

CONTINUANDO A DESCREVER AQUI MEU PROBLEMA POIS NÃO SEI COMO ADICIONAR AO TÓPICO JÁ CRIADO
conversei com um mecânico e ele me disse para olhar centelha e se os bicos estão "batendo". verifiquei que os bicos estão injetando e tem centelha. retirei as velas para dar uma olhada, verifiquei que estavam todas molhadas e saindo cheiro de gasolina dos cilindros. dei uma limpeza nas velas, coloquei-as no lugar e desliguei 3 bicos injetores (um eu não consegui desligar) ao dar partida com apenas um bico ligado ele pegou e rapidinho morreu. dei partida mais algumas vezes com os 3 bicos desligados para secar a gasolina em excesso e não pegou mais. liguei os 3 bicos, ao dar partida ameaçou pegar e não pegou mais. tirei novamente as velas e estavam de novo molhadas de gasolina. parei agora com as verificações pois a bateria já está descarregando, amanhã dou continuidade. no aguardo de sugestões.

RE: meriva joy 2005 não pega após troca da bateria - Merivactba - 08/04/2013 22:01

Tem que testar a pressão na linha de combustível, teste as velhas cabos e bobina fora do carro, pois podem não estar cetelhando lá dentro o que causa o excesso. Se a vela molhar ela não pega mais, então pode ser que não está ocorrendo a primeira queima.

Tire as velas, verifque o GAP delas, veja se estão com 0,8 ou 0,9 no máximo.

Pode ter centelha no cabo de vela, mas tem na VELA mesmo?

RE: meriva joy 2005 não pega após troca da bateria - Admin - 09/04/2013 07:35

Você verificou se os bornes da bateria estão em presos? Verifique também se o negativo está bem preso na lataria/chassi.

RE: meriva joy 2005 não pega após troca da bateria - carlos renato - 09/04/2013 08:41

(09/04/2013 07:35)horatio Escreveu:  Você verificou se os bornes da bateria estão em presos? Verifique também se o negativo está bem preso na lataria/chassi.
esta parte está ok, inclusive tirei a bateria do lugar para ver se não estava prensando algum cabo. fiquei em dúvida nas velas, estão sempre molhando com gasolina em excesso, será que todas deram problema de uma só vez?

(08/04/2013 22:01)Merivactba Escreveu:  Tem que testar a pressão na linha de combustível, teste as velhas cabos e bobina fora do carro, pois podem não estar cetelhando lá dentro o que causa o excesso. Se a vela molhar ela não pega mais, então pode ser que não está ocorrendo a primeira queima.

Tire as velas, verifque o GAP delas, veja se estão com 0,8 ou 0,9 no máximo.

Pode ter centelha no cabo de vela, mas tem na VELA mesmo?
quando testei a centelha, tirei a vela do lugar e encaixei a vela no cabo, puder ver a centelha claramente saindo do eletrodo da vela. a folga nos eletrodos é que me parece grande, mais ou menos uns 2mm. mas as velas podem dar defeito ao mesmo tempo? o carro não tinha absolutamente nada. se desse defeito em uma ou duas velas eu até entenderia, mas o carro pegaria assim mesmo, mas falhando? não sei, não sou mecânico, mas parece excesso de combustível.

RE: meriva joy 2005 não pega após troca da bateria - Merivactba - 09/04/2013 11:11

(09/04/2013 08:41)carlos renato Escreveu:  quando testei a centelha, tirei a vela do lugar e encaixei a vela no cabo, puder ver a centelha claramente saindo do eletrodo da vela. a folga nos eletrodos é que me parece grande, mais ou menos uns 2mm. mas as velas podem dar defeito ao mesmo tempo? o carro não tinha absolutamente nada. se desse defeito em uma ou duas velas eu até entenderia, mas o carro pegaria assim mesmo, mas falhando? não sei, não sou mecânico, mas parece excesso de combustível.

2mm na vela? Com ignição original? Ta ai o teu problema então, tua ignição não da conta de alimentar isso ai. Feche para 0,8mm que deve sanar o problema. Tu ta com a vela 150% mais aberta que a original, só com ignição de alta potência pra funcionar assim.

Se tu tem 4 velas com 2mm, tu tem que alimentar 4 velas com isto, precisa de MUITA energia, agora apenas 1 vela, é muito mais fácil. ?Tire as 4, feche seque bem elas, e teste denovo, deve resolver o problema.

RE: meriva joy 2005 não pega após troca da bateria - carlos renato - 10/04/2013 09:16

PROBLEMA RESOLVIDO AMIGOS
após aqueles testes que fiz, resolvi comprar um jogo de velas. coloquei-as no lugar e dei a partida. continuou a mesma coisa. desisti e resolvi chamar o mecânico. a primeira coisa que ele fez foi desligar os bicos e dar partida para queimar a gasolina. em seguida ele pegou um alicate universal e apertou a mangueira de entrada de gasolina dos bicos. pediu para eu dar a partida e milagrosamente o carro pegou, engasgando muito e soltando muita fumaça preta do escapamento. ele foi acelerando muito até que uns 5 minutos depois o carro voltou ao normal. ele disse que com a retirada da bateria o carro pode ter perdido a referência de qual combustível tinha no tanque e logo que virava a chave injetava gasolina demais(mais ou menos isso que entendi) ele disse que não é normal pois ele tira bateria direto dos carros na oficina e nunca aconteceu nada. me cobrou apenas 20 reais. agradeço aos amigos que me ajudaram.

RE: meriva joy 2005 não pega após troca da bateria - Admin - 11/04/2013 06:30

Que bom que você resolveu, e de agora em diante nunca mais tiro a bateria do meu carro!