Meriva Clube do Brasil
CONSUMO DE COMBUSTIVEL - MERIVA PREMIUM 1.8 FLE - Versão para Impressão

+- Meriva Clube do Brasil (http://www.merivaclube.com.br)
+-- Fórum: OFICINA (/forum-5.html)
+--- Fórum: Mecânica e Elétrica (/forum-10.html)
+--- Tópico: CONSUMO DE COMBUSTIVEL - MERIVA PREMIUM 1.8 FLE (/thread-306.html)



CONSUMO DE COMBUSTIVEL - MERIVA PREMIUM 1.8 FLE - josevalcruz - 12/09/2011 22:45

:-\
Amigos, acabei de adquirir uma Meriva Premium 05/06, o meu grande sonho rs rs, amei o carro, porém o consumo achei excessivo, não consegui fazer andando normalmente sem trânsito mais que 6.1 km/l, quando liguei o ar, pasmem 5,5 km/l, ainda não testei na estrada e nem na gasolina, mas é isso mesmo ela é gastona desse jeito?

sou novo aqui, agradeço a ajuda


Re:CONSUMO DE COMBUSTIVEL - MERIVA PREMIUM 1.8 FLE - Admin - 13/09/2011 07:48

O consumo de combustível depende de vários fatores, e como você comprou o carro usado você não sabe como está a manutenção dele. Recomendo dar uma lida aqui no fórum onde tem muito conteúdo interessante e que poderá lhe ajudar.


Re:CONSUMO DE COMBUSTIVEL - MERIVA PREMIUM 1.8 FLE - giandermega - 13/09/2011 08:28

Posso estar falando coisa errada, me corrijam por favor, mais pelo que eu sei, todas as Merivas Premium são Easytronic, certo?

Minha Meriva 1.8 Easytronic 09/09 fez 14,1 na estrada com gasolina, isso só no segundo tanque, pois quando coloquei o primeiro tanque na gasolina ela fez 11,3. Acho que ela demora um bom tempo pra entender que trocou de combustível. Logicamente que eu andei na velocidade entre 110 e 120 Km/h, se passar disso o consumo dispenca. No álcool a primeira média que fiz tinha dado 7,8 andando misto (cidade e estrada).
Abraços


Re:CONSUMO DE COMBUSTIVEL - MERIVA PREMIUM 1.8 FLE - josevalcruz - 13/09/2011 12:16

Horatio obrigado, vou dar uma pesquisada aqui, pelo que vi, trocar velas, cabos de vela, filtros de Ar e combustível ajudam, vou me programar e dar uma revisada nisso, depois posto o resultado.

Giander Mega, nem todas as Premium são easytronic, ao que me parece só quando a GM trocou a Motorização para 1.4 da Joy e Maxx que as Premium passaram a ter esse tipo de câmbio, a minha por ser mais velhinha tem câmbio manual, abraços


Re:CONSUMO DE COMBUSTIVEL - MERIVA PREMIUM 1.8 FLE - christiano2011 - 30/09/2011 16:37

A minha á Max 2012 1.4. Ainda não consegui fazer mais que 7.5 na gasolina. Porém há duas considerações a fazer.

1) O carro esta com 900km. Dizem que com a KM maior, o consumo tende a diminuir;
2) Meu trajeto diário é de ~10Km, sendo 5km na hora do almoço e os outros no final da tarde, ou seja, o motor não chega a esquetar. Acredito que isto influencia no consumo, mesmo sendo gasolina.

Christiano


Re:CONSUMO DE COMBUSTIVEL - MERIVA PREMIUM 1.8 FLE - josevalcruz - 30/09/2011 23:56

Bom, abasteci na gasolina pra testar, não fez mais que 7,5 no percurso misto (pego 5km da anhanguera de manhã e mais 3 na cidade) acho q não dá tempo do motor aquecer o suficiente, então vou voltar pro alcool, fala sério q


Re:CONSUMO DE COMBUSTIVEL - MERIVA PREMIUM 1.8 FLE - Admin - 02/10/2011 09:24

Esses trajetos curtos são os piores possíveis para qualquer veículo, inclusive isso é considerado uso severo em todos os manuais dos veículos, e a sua manutenção tem ser feita na metade do tempo (troca de óleo a cada 5 mil km). Veja no manual da Meriva de vocês.


RE: CONSUMO DE COMBUSTIVEL - MERIVA PREMIUM 1.8 FLE - Aleprodutor - 12/11/2015 21:18

A minha Meriva já apresentou consumo elevado, mesmo após trocar velas e cabos, o consumo estava na faixa de 4,5 na gasolina.

é comum que o módulo de ignição pire e chegue a regulagens bizarras depois de ter um problema como cabos e velas e também com combustível adulterado, e essa regulagem bizarra pode ficar registrado no módulo e o mesmo não conseguir voltar a parâmetros aceitáveis por ter chegado em uma combinação muito distante, e por proteção ela não volta sozinha muitos pontos de regulagem, mesmo parecendo o correto ao modulo, então, hora de resetar.

como fazer:

desligar o carro, luzes radio carregadores de celular e qqr coisa q consuma energia.

desligar os dois polos da bateria.

encostar o polo positivo DO CARRO um no outro e contar 30 segundos.

ATENÇÃO (não os da bateria, que deverão estar ISOLADOS, mas sim os do CARRO, COM A BATERIA DESPLUGADA DESLIGADA ISOLADA)

depois desse RESET, volte os cabos e tenha certeza q estão bem aparafusados.

COM CALMA, ligue o carro sem pisar no acelerador, e deixe ele sem mexer em nada até a ventoinha ligar, aguarde mais um pouco até a ventoinha ligar novamente.

O ideal que esse processo seja feito com o carro totalmente frio, para quem tiver medo do curto sem alimentação, deixe apenas tudo desplugado durante a noite e religue a bateria de manhã.

esse processo faz o módulo sair do zero e se acertar no combustível em todas as temperaturas, e guardar novos parâmetros, e o ideal que seja feito apenas com um combustível no tanque, e não mistura.

minha Meriva voltou a fazer entre 7 e 9 na gasolina na cidade, dependendo do trânsito e das distâncias percorridas, numa medição com distâncias entre 4 e 5 km (trabalho, mercado etc, ela gasta mais, em torno de 7, para distâncias maiores, como 20km pra ir e 20 pra voltar dentro da cidade, ela fez 9, no mesmo posto na mesma bomba, sempre no automático da trava. todas medições com ar condicionado sempre ligado.

na dúvida, não faça nada sozinho, leve no seu mecânico, que ele vai mandar vc trocar várias coisas, sonda, velas cabos e vai resetar o módulo pelo computador.

O certo mesmo, é que o seu mecânico tenha feito esse reset quando trocou cabos e velas, e também quando a sua bateria arreou e foi trocada, pois se o modulo apagou e vc saiu andando com o carro, os parâmetros podem ser gravados com aberrações devido a aceleração, falhas e temperatura externa, do combustível e do motor.

boa sorte